long é menos popular no Brasil do que o skatinho, mas igualmente radical e divertido. A diferença está no tamanho do skate ( a partir de 38, 40 poelagas já pode ser considerado um long) e no seu shape (prancha), que varia bastante, desde uma réplica do skatinho em tamanho grande até alguns com o desenho similar ao de uma prancha de surf. A marca mais conhecida no mundo é a Sector9, de San Diego (EUA).

O pessoal do longboard diverte-se descendo ladeiras e estradas com certa inclinação, com movimentos que imitam o surf e o snowboard. Alguns gostam de descer cruzando a pista de um lado a outro (carving/freeride) enquanto outros são adeptos da modalidade Downhill (ladeira abaixo, reto). Outros tipos de longboard inventados: Carve, Freebord e MountainBoard.

Qualquer uma das práticas exige o uso de equipamento de segurança (capacete, luvas reforçadas, joelheira e cotoveleiras).
Não há custos para utilização de ladeiras e ruas pela cidade. O skate completo (shape, rodinhas, truck, rolamentos) sai entre R$300,00 e 800,00, as vezes pra mais, dependendo da marca dos componentes.

É legal praticar com amigos ou pessoas que já andam de skate longboard a mais tempo que você, para que você possa observar as manobras e movimentos do esporte. Equipamentos de segurança são imprescindíveis.





USE CAPACETE!

O longboard é uma modalidade que vem crescendo em nosso país, contudo também vem crescendo a imprudência entre alguns praticantes. Aqueles que geralmente andam no estilo "surf" e/ou freeride, nem sempre tem a preocupação de proteção e sim na estética (sem camisa , óculos e descalço?), afinal estamos andando de longboard no asfalto ou no mar ?

Além do capacete, o uso completo dos equipamentos de proteção como: luvas com casquilhos, cotoveleiras e joelheiras são fundamentais para a não deixar o DNA no asfalto e se arrepender na hora do banho, depois daquela session que você fez com os amigos, mas claro, isso vai de cada pessoa em querer usar todo o equiamento, mas use SEMPRE capacete, isso é indispensável!
Seja no freeride, no downhill slide e principalmente no speed, não dê chance para o azar, use o capacete e "destrua" as ladeiras !!!
Pense nisso...
palavras de Bernard (SP) , com alterações por BlackWave